sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

"As Gémeas- O segundo ano em Santa Clara"



Raquel Ramalho nº16 9ºA

   

Ficha Técnica:
Título: As Gémeas-O segundo ano em Santa Clara
Autoria: Enid Blyton
Tradução: Susana Ferreira e Bárbara Soares
Revisão: Luís Alho
Paginação: Ana Gaspar/oficina do livro
capa: Neusa Dias/ Oficina do livro, sobre ilustração de Patrícia Furtado
Editora:Oficina do livro
Edições: 1ª-Março,2011
             7ª-Janeiro,2013
Classificação:


Breve Resumo:
O livro conta-nos a história de duas irmãs gémeas e as suas amigas, que frequentavam o colégio de Santa Clara. Inicialmente o livro fala-nos de uma rapariga chamada Miranda, que se sente obrigada a entrar no colégio, devido ao seu mau comportamento. Ela não gostava nada de estar no colégio e muito menos de se relacionar com as suas colegas e professoras, mas foi se adaptando e conhecendo melhor as suas colegas. Tornou-se a melhor amiga da Graça, que era uma rapariga muito tímida e que se sentia triste por ter a mãe internada no hospital. Mas logo que a mãe melhorou ela deixou de ser essa rapariga triste, e passou a ser uma rapariga muito mais feliz, divertida e consegue provar que nem tudo é o que parece ser.
Uma das alunas, a Carlota, festeja o seu aniversário no colégio e surpreende Elsa, por esta ser venenosa para as colegas, e não a convida para a sua ceia secreta. Elsa por sua vez tenta arruinar a ceia fazendo queixa às professoras, mas quem fica mal vista é ela, porque os planos saíram-lhe trocados.


Análise Crítica:
Este é um livro com muito humor e com alguma aventura. Demonstra como são as amizades na adolescência, e como lidar com eventuais problemas que possam surgir. Gostei do livro não só por ser de fácil leitura mas também por dar o exemplo que a amizade divide as tristezas e duplica as alegrias.
Recomendo a leitura deste livro principalmente para jovens, é um livro simples de vocabulário mas a mensagem transmitida é muito mais complexa. A melhor parte foi sem dúvida quando a Elsa foi enganada pelas colegas, e quando a Miranda e a Graça se tornam as melhores amigas, e  Graça se revela.

Enid Mary Blyton nasce a 11 de Agosto de 1897 e morre a  28 de Novembro de 1968. Foi uma escritora inglesa de livros de aventuras para crianças e adolescentes. Os seus livros encontram-se entre os mais vendidos do mundo desde a década de 1930, com mais de 600 milhões de cópias. Os livros de Enid Blyton continuam a ser populares, e foram traduzidos em cerca de 90 línguas. Os seus trabalhos abrangem vários temas desde a educação, história natural, fantasia, histórias de mistério e narrativas bíblicas, ao longo da sua vida terá escrito mais de 800 obras.

Sem comentários:

Enviar um comentário