quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Recensão do livro "O Dia em que te esqueci"

                   
 
                                                                                             Maria Arsénio nº12 9ºC
 
 
Ficha Técnica:                                                                                                            
 
Título: O Dia em que te esqueci;                                                                                  
Autoria: Margarida Rebelo pinto;                                                                               
Editora: leYa;                                                                                                              
Revisão: Silvina de Sousa;                                                                                         
1ªedição: Novembro de 2009;                                                                                      
10ª edição: Setembro de 2010;                                                                                     
 
 
 
   Breve resumo:                                                                                                       
                  
                                                                               
Este romance é escrito na primeira pessoa, e trata-se de uma carta de despedida dirigida a um grande amor. Quando a narradora se apercebe de que, finalmente tinha esquecido o grande amor da sua vida, sente necessidade de lhe escrever uma carta como forma de desabafo.
Margarida tenta esquecer o seu antigo amor, convencendo-se de que amava outro homem. Durante vários meses, "enganou" as outras pessoas e a si própria fazendo crer que aquele seria o homem da sua vida, no entanto tudo muda quando se reencontra com o homem que tentara esquecer e se apercebe de que, afinal, nunca deixara de o amar. Margarida não esquece aquele reencontro e um dia resolve telefonar-lhe. Confessa-lhe então que não houvera um só dia em que não pensara nele, mas ele aconselha-a simplesmente a nunca mais pensar e a deixar de lutar por aquele sonho. A partir daí, Margarida percebeu que não havia mais por que lutar, e, aos poucos, começou a esquecer aquele homem até que chegou o dia em que ela pôde, finalmente, dizer "já te esqueci", e percebeu que a felicidade está na sequência de pequenas vontades que podem conduzir  a grandes resultados.
 
 
Análise Critica:                                                                                                    
 
Margarida, filha de Jaime de Lemos Rebelo Pinto e Helena Maria Firmino Cansado Valente, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Clássica de Lisboa e iniciou a atividade de jornalista em várias publicações como: O Independente, Se7e, Marie Claire e Diário de Notícias. Enquanto escritora, escreveu seis romances, quatro livros de crónicas, um livro para crianças uma biografia. O seu primeiro livro, Sei Lá, publicado em 1999, foi um dos maiores sucessos de vendas em Portugal, atingindo números de vendas pouco usuais para o país. Mais tarde, com os seus títulos seguintes rapidamente alcançou um êxito similar. Atualmente, as suas obras encontram-se traduzidas na Espanha, Brasil, Países Baixos, Bélgica, Alemanha e Lituânia. Paralelamente à escrita, Margarida dedicou-se também ao cinema, sendo a autora de telefilme da sic Um Passeio no Parque e, mais recentemente, às peças de teatro. Mãe de Lourenço Rebelo Pinto Feron, nascido a 17 de Outubro de 1995. É prima em segundo grau de Catarina Wallesnstein e prima em quarto grau de Pedro Granger.
 
Recomendo este livro a toda gente, porque, gostei do livro, é de fácil leitura e também porque transmite uma grande lição de vida.
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário