sexta-feira, 30 de janeiro de 2015


RECENSÃO DO LIVRO A “CASA DAS BENGALAS”

 

 

Ficha Técnica:

Título: A Casa das Bengalas

Autor: António Mota

Editora: Gailivro

10ª Edição, Fevereiro de 2010

 
 
Breve Resumo:

Este livro fala-nos de um pobre rapaz cujo nome é Sebastião, mas o seu nome mais conhecido é “Tião”, que começou a viver com o seu avô, mas não muito satisfeito!

Quando os pais do Tião queriam trazer o avô da terra dele, mesmo sabendo que ele não queria abandonar a sua terra de nascença para ir para a o apartamento da filha, aí é que o rapaz ficou  triste e ao mesmo tempo com uma fúria eterna, pois  tinha de dormir na sala porque fora obrigado a dar ao avô o seu quarto.  O avô não gostava de viver na casa da filha; sentia-se preso como um pássaro na gaiola e estava triste por ter deixado tudo o que gostava na sua terra: a sua cadela, os seus animais e todos os seus amigos.  Um tempo mais tarde, o avô do Tião vai para um lar de idosos! Deixo-te um pergunta para adoçar este livro: o que será que aconteceu para o avô do Tião resolver ir para um lar ?

 

Análise crítica :

 


 
 António Mota é um escritor de literatura infanto- juvenil nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, distrito do Porto, em 1957. É professor do ensino básico desde 1975. Em 1979 publicou o seu primeiro livro: «A Aldeia das Flores». Em 1983, com a obra «O Rapaz de Louredo», ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, com o romance «Pedro Alecrim», recebe o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças. Em 1996, com a obra «A Casa das Bengalas», ganha o Prémio António Botto. Desde 1980 tem sido convidado a visitar escolas preparatórias, secundárias e bibliotecas públicas em diversas localidades do País. Tem colaborado em vários jornais e foi interveniente em acções realizadas por várias Escolas Superiores de Educação de Portugal.

Foi uma agradável surpresa, porque o livro é muito interessante. Não é um livro de aventuras, de suspense, de cenas irreais, fantásticas como eu estava à espera. Contudo, é um livro que reúne todos os ingredientes. É um livro com uma linguagem simples, é realista, fala de um problema actual (os idosos), tem cenas divertidas, lida com emoções, faz-nos reflectir e, ao mesmo tempo, transmite-nos sentimentos de amor, de nostalgia e egoísmo
Este livro é muito profundo, na sua essência. As descrições são de tal maneira perfeitas que, se eu fechar os olhos, consigo visualizar as várias personagens. A sensibilidade do escritor é tão grande, que penso que, o problema aqui retratado, deve ser bastante familiar ao autor.
Agradeço muito ao escritor António Mota por me ter enriquecido como pessoa e me ter provocado emoções de vária natureza. Este foi o primeiro de muitos outros livros que pretendo ler deste grande escritor.
 
 
 
 
 
 
 


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário