sábado, 31 de janeiro de 2015

Recensão crítica da obra "O Meu Pé de Laranja Lima"




Manuel Carvalho
Nº13   9ºA

 

 

Ficha Técnica

Título: O Meu Pé de Laranja Lima
Autoria: José Mauro de Vasconcelos
Capa e ilustrações: Jayme Cortez
Editora:
Nº de Edição: 6.ª edição
Ano de Edição: 1978
Editado em:
Nº de páginas: 195


Breve Resumo

A história conta a vida de Zezé, um menino pobre e humilde de cinco anos que vivia com os pais e com os irmãos.
Por causa das dificuldades, Zezé e a sua família tiveram que mudar de casa e cada um escolheu uma árvore, mas, Zezé foi o último e acabou por ficar com um pé de laranja lima, com o qual ganha uma grande amizade.
Zezé era muito travesso, fazia muitas brincadeiras de mau gosto e por isso acabava por levar muitas surras dos seus pais. Zezé também era muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas e palavras difíceis que o seu tio Edmundo lhe ensinava. Outra pessoa muito importante na sua vida era  o português Manuel Valadares, que o tratava como se fosse seu filho, ensinava-lhe boas maneiras e dava-lhe todo o amor e carinho que ele não recebia em casa. Quando o português foi atropelado por um comboio e morreu, Zezé adoeceu e ficou às portas da morte.
Ele ficou muitos dias de cama e não tinha vontade de fazer nada por causa do apreço que tinha pelo Portuga e para piorar o seu estado, o seu irmão Totoca disse-lhe que iam cortar o seu pé de laranja lima.
 Os tempos passaram e Zezé já não tinha a mesma vida, não era tão alegre e travesso como antes e ainda tinha saudades do Portuga e do seu pé de laranja lima.


Notas sobre o autor

José Mauro de Vasconcelos nasceu em 26 de fevereiro de 1920 no Rio de Janeiro e passou a infância em Natal. Sua família era muito pobre e José Mauro passou por muitas dificuldades. Seu grande sonho de infância era ser nadador profissional e chegou a ganhar alguns prêmios em campeonatos que participava.
Tinha uma personalidade muito inconstante. Aos quinze anos mudou-se sozinho para o Rio de Janeiro, teve diversos empregos para conseguir sustentar-se. Percorreu o Brasil de norte a sul; foi treinador de boxe, agricultor, operário, garimpeiro, carregador de bananas, ator de cinema, jornalista, locutor de rádio e escritor.
Iniciou diversos cursos superiores, mas nunca concluiu nenhum deles. Seu primeiro romance Banana Brava fixa a aventura vivida por ele em terras do Rio Araguaia. Em 1968 escreveu sua obra mais conhecida O meu pé de laranja lima, baseada em sua infância; nos primeiros meses de lançamento vendeu mais de 217 mil exemplares.
José Mauro de Vasconcelos é figura controvertida da literatura brasileira, marginalizado pela crítica e aclamado pelo público, é autor de largas tiragens com sucessivas reedições. Faleceu em julho de 1984 em São Paulo. Algumas Obras: Banana brava, Barro Blanco, Coração de vidro, Rosinha - minha canoa, Rua descalça, Palácio japonês, Vamos aquecer o sol, O meu pé de laranja lima.
 

Análise crítica

Um dos maiores méritos desta obre é a referência à pobreza infantil e às dificuldades dessas crianças no meio social e no seu dia a dia que, na maior parte dos casos, são
desconhecidos e/ou desinteressados pelas famílias mais abastadas.
Outro dos pontos fortes desta obra (como é uma obra de literatura infanto-juvenil) é o recurso a palavras caras e monótonas, o que facilita a perceção pelas crianças que, habitualmente, têm menor variedade de vocabulário.
Um dos poucos pontos fracos desta obra é a utilização de vocabulário impróprio (calão).
Recomendo a leitura desta obra por todos os aspetos positivos referidos anteriormente.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário