quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Recensão crítica do livro “Meu Pé de Laranja Lima”




Ricardo Fernandes



ficha técnica:
Título: Meu Pé de Laranja Lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Ilustrações: Jayme Cortez
Editora: Dinapress – Martins & Coimbra, Lda
Editado em: Lisboa, 2013


Breve resumo
Neste conto, conta-se uma história de um menino chamado Zezé que “dialogava” com um Pé de Laranja Lima. Zezé tinha dois irmãos que se destacavam para ele dos outros, Glória e Luís. Como a família era muito numerosa os irmãos mais velhos tomavam conta dos mais novos então calharam ao Zezé tomar conta do Luís. Zezé também conhece Manuel Valadares, rico português, que começou por ter ódio por ele mas acabaram por ser grandes amigos.



Análise crítica
José Mauro de Vasconcelos (1920 – 1984) nasceu em Bangu, no Rio de Janeiro.
Esta história fascina- -me pois Zezé é um rapaz muito traquinas mas também um portador de um coração de ouro. Este conto está cheio de travessuras e tem muito vocabulário obsceno (1).


“O Meu Pé de Laranja Lima”uma obra infantil incluída no Plano Nacional de Leitura “Ler +”, recomendada para alunos que frequentem o 9º ano de escolaridade.

No meu ver, eu aconselho esta leitura pois nós podemos tirar uma lição de vida: por mais pobres que sejamos, por mais infelizes que sejamos, nunca mas nunca devemos desistir da nossa vida.




Dicionário:

“Vocabulário obsceno” – vocabulário com palavrões;




Sem comentários:

Enviar um comentário