sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Recenção critica de "A Terra do Anjo Azul" de António Mota



                                                                                        Daniel correia, Nº10, 9ºB
Ficha Técnica:
Título:A terra do anjo azul
Autoria:António Mota
Editora :Gailivro
Impresso em :2007
Capa:António Modesto


Breve Resumo:
Nesta história, conhecemos um menino chamado Henrique que vive numa aldeia do interior que viveu uma grande amizade e uma inesperada aventura.
Um dia, o seu pai trouxe para casa uma cabra e Henrique tinha ficado com a tarefa de ser seu dono. Chamou-lhe Pernas Tortas e levava-a diariamente a pastar. Certo dia, ela fugiu para o quintal do Chico da Juliana, um homem velho arrogante que ainda mais furioso ficou quando soube que a cabra lhe comera a sua colheita.
Henrique preferiu ir desculpar-se ao Chico da Juliana que, inesperadamente, o perdoou e os dois ficaram amigos.
Depois deste acontecimento, Henrique visitava várias vezes este novo amigo e descobriu que ele afinal era um grande artista. Naquela altura, andava a fazer uma escultura de um anjo, que pedira a Henrique para o colocar na sua campa quando este falecesse. E assim aconteceu: quando o amigo partiu para o outro mundo, Henrique cumpriu a promessa com as suas próprias mãos e lá foi colocar o anjo azul no cemitério, demonstrando assim o valor de uma grande amizade.
Passados alguns dias, aconteceu nova peripécia na vida de Henrique. Foi quando o Abílio e o Zé Coutinho, dois rapazes que admiravam a Otília, a irmã do Henrique, disputaram o amor da rapariga.
Quando Henrique terminou a 4ª classe foi trabalhar com o pai mas rapidamente descobriu que não queria ser carpinteiro mas sim jardineiro.Então partiu para o Porto para tentar a sua sorte.
Análise Critica:
António Mota nasceu em vilarelho, ovil, no conselho de Baião, a 16 de Julho de 1957.Publicou o seu 1º livro, a aldeia das flores, em 1979.Desde então tem vindo a ganhar vários prémios reconhecendo-lhe o seu excelente  trabalho como escritor.Desde 1980 que tem sido solicitado a visitar escolas do ensino básico e secundário assim como bibliotecas .Colaborou com vários jornais e participou em diversas ações organizadas por bibliotecas e escolas superiores de educação.Tem mais de cinco dezenas de livros recomendados pelo plano nacional de leitura.
Gostei muito e aconselho este livro pois é uma excelente forma de saber o estilo de vida que ainda hoje é praticado no interior do nosso país.Mostra também mostra como ultrapassar as tristezas da vida.E mostra também a grande imigração do interior do país para as grandes cidades


























Sem comentários:

Enviar um comentário