sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

            Resenção do livro:  " Vai aonde te leva o coração"











Ficha Técnica:

            Título: "Vai aonde te leva o coração"
            Autora: Susanna Tamaro
           Tradução: Maria Jorge Vilar de Figueiredo
           Editora: Editorial Presença
           Editado em: Lisboa a 1995

Breve resumo:

Esta é uma história que nos leva através da vivência de três gerações de mulheres, e das várias formas como cada uma delas lidou com a vida, com o auto-conhecimento e com a busca pela felicidade. É uma lição de vida, uma contemplação da cadência de erros cometidos e do significado (e implicações) de ser mulher.
Este livro contém um percurso, ou três, que nos leva a contemplar os motivos das nossas escolhas pessoais, as nossas aspirações e receios, as acções e as suas consequências. Fala-nos de amor, paixão, casamento, religião, fé, inteligência, fervor causal, amizade, alegria, depressão, velhice e da morte.
É através de alguém que se acha simples, senão mesmo simplista, que vemos a complexidade da vida, e que nos comovemos com as suas escolhas.
Análise Crítica:
Susanna Tamaro (Trieste, 12 de Dezembro de 1957) é uma escritora italiana. Foi criada pela avó materna após a separação dos pais, Anna e Giovanni.Cresceu escutando as histórias que o avô lhe contava sobre as duas terríveis guerras mundiais que devastaram a região.
Em 1963 deu início aos seus estudos primários na escola local, dividida em duas secções, uma masculina e a outra feminina.Terminando o ensino secundário em Trieste, recebeu, em 1976 uma bolsa de estudos para frequentar o Centro Experimental de Cinematografia de Roma, para onde se transferiu. Em 1977 inicia o seu trabalho no cinema, como assistente do cineasta Salvatore Samperi. Na década de 80 trabalhou para a televisão italiana. Susanna Tamaro aponta 1978 como o ano em que começou a escrever. Terminou o primeiro livroIllmitz, que não foi publicado, em 1978. Também os seus seguintes trabalhos foram declinados. Só em 1989 saiu o seu primeiro livro sob o título La testa tra le nuvole (Com a cabeça nas nuvens). Dois anos depois, em 1991, publicou a obra Per voce sola (Para uma voz só), pela qual recebeu elogios do próprio Federico Fellini. O seu primeiro livro infantil, Cuori di ciccia (O cavaleiro Lua Cheia), saiu em 1992. Seguiu-se a obra Và dove ti porta il cuore (Vai aonde te leva o coração), o livro italiano de maior sucesso do século XX.
Gostei muito deste livro , demonstra muito sentimento e sinceramente na minha opinião foi um dos melhores livros de amor que já li. E por isso, aconselho a lerem-no... É muito comovente a história é daquelas  que fica no coração.  Deixo-vos duas citações, dois pensamentos de que gostem muito:
“… As coisas são assim, é preciso generosidade na vida: cultivar o nosso caracterzinho sem ver mais nada do que está à nossa volta significa que ainda se respira, mas que já se está morto.”
“… Enquanto se está de fora, é fácil compreender mal as pessoas, as suas relações. Só de dentro, só caminhando durante três luas com os seus mocassins é que se pode compreender as motivações, os sentimentos, aquilo que faz agir uma pessoa de uma forma e não de outra. A compreensão nasce da humildade, não do orgulho do saber.













Sem comentários:

Enviar um comentário