quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Recensão do livro “ Se eu ficar “







Léa Dias Nº 11 9ºC





Ficha Técnica 


Título : Se eu ficar (If I Stay )
Autoria : Gayle Forman
Editora : Editorial Presença
Editado em : Lisboa, 2014


Breve Resumo


Mia Hall, uma rapariga que se apaixonou em tocar violoncelo desde pequena. Ela conheceu um rapaz chamado Adam e apaixonou-se por ele. Eles começaram a sair, e depois de se conhecerem melhor, começaram a namorar. Estavam felizes um ao lado do outro, até que começou a haver discussões porque Mia inscreveu-se na Julliard, uma escola onde se aprendia a tocar violoncelo, e Adam não estava muito de acordo em que ela fosse para lá. Mia foi com a sua mãe Kat, o seu pai Denny e o seu irmão Teddy dar um passeio mas tiveram um acidente inesperado que muda a vida de Mia. A vida de Mia fica em jogo e só lhe cabe a ela decidir se quer ficar com Adam e continuar a sua vida com as pessoas que ama ou se quer partir com os seus pais para o céu. Enquanto Mia está em coma, ela volta ao passado e recorda-se dos belos momentos que viveu na sua vida. Os momentos com Adam , com a sua melhor amiga Kim, com os pais e o irmão. Ela recebe muitas visitas no hospital. Kim, a sua melhor amiga, mostrou-lhe uma fotografia do dia em que Mia esteve mais feliz. E a última pessoa que foi visitá-la foi Adam. Ele estava muito triste com medo de ela não voltar. Ele tinha na mão uma carta que dizia se ela tinha entrado ou não na escola Julliard e enquanto ele abria a carta, caíu-lhe uma lágriam pela cara e dizendo-lhe que tinha entrado. E depois tocou uma música que tinha feito dedicada a ela. Ela é que escolhe se quer ficar, ou se quer partir. Ela deve tomar uma decisão que não só irá decidir o seu futuro, mas o seu destino final.


Análise Crítica

Gayle Forman, nascida a 5 de Junho de 1970, é uma escritora e jornalista americana. Escreveu em 2009, o livro "Se eu ficar" (If I Stay). 
Este livro é baseado num romance dramático. É um livro que também já existe em filme. A história é interessante e transmite às pessoas uma forma diferente de ver a vida, o valor que o amor tem e ensina as pessoas a terem de enfrentar os seus medos e de lutar para permanecerem vivos. 
É um livro que todas as pessoas de todas as idades podem ler, desde crianças até adultos. A autora soube desenvolver bem a história de Mia. 
Acho que as pessoas deveriam ler este livro porque é interessante de ler, pois transmite uma vida moral e algumas decisões difíceis que aparecem ao longo da vida. O filme torna-se mais sentimental que o livro.
Recomendo este livro a todas as pessoas que gostam de romances.

Sem comentários:

Enviar um comentário