sábado, 31 de janeiro de 2015

Recensão Crítica do livro "Ulisses" de Maria Alberta Menéres

Recensão crítica do livro "Ulisses"





Ficha Técnica:


  • Título: Ulisses


  • Autor(a): Maria Alberta Menéres


  • Editora: Edições ASA


  • Cidade de edição: Av. Dr. Augusto de Castro, Lote 110 1900-663 Lisboa, Portugal


  • Ano de edição: 2002(27ª edição)


  • Nome do(a) ilustrador(a): Isabel Lobinho


  • Número de edições: 36 edições


  • Prémio(s): Prémio Calouste Gulbenkian(1986)


Sinopse:

Ulisses era um homem inteligente, valente mas pacífico, astuto e adorado pelo seu povo. Rei de uma ilha chamada Ítaca e casado com Penélope. Fruto do casamento de Ulisses e Penélope tinham um filho chamado Telémaco. Tudo começa quando o príncipe troiano Páris raptou a líndissima rainha Helena originando uma guerra entre gregos e troianos. Contra a vontade de Ulisses, o Rei de Ítaca embarcou com seus companheiros numa guerra que levaria dez anos ao contrário do que estes pensavam.
A inteligência do Odisseu acabaria por fazer a diferença nesta batalha através de um gigante cavalo de pau onde alguns homens se esconderam no interior surpreendendo os troianos pois estes pensavam que o cavalo se tratava de um presente. O plano acabaria por resultar e os gregos acabariam por sair vitoriosos e salvariam Helena das mãos dos troianos.
O regresso a Ítaca acabaria por ser uma grande viagem cheia de aventuras. O trajeto de Ulisses começaria no Arquipélago da Ciclópia habitada por um ciclope muito violento, de seguida iriam ter à Ilha de Eólia reinada por Éolo, rei dos ventos, depois à Ilha de Circe que era uma feiticeira muito poderosa onde Minerva apareceria dando uma erva a Ulisses para o salvar dos feitiços de Circe que mais tarde acabaria por. ajudar Ulisses. Depois, Ulisses rumaria à Ilha dos Infernos onde falou com sua mãe e com o profeta Tirésias e estes acabaram por contar ao Odisseu o que se passava no seu reino. De seguida, rumariam para o Mar das Sereias e graças à valentia de Ulisses e com muito esforço e sofrimento este foi bem sucedido contra os feitiços das sereias. Quase a chegar a Ítaca o barco de Ulisses e dos seus marinheiros teve um naufrágio contra dois enormes rochedos onde toda a tripulação acabaria por morrer exceto o Odisseu. Ulisses seria encontrado na ilha de Córcira reinada pelo Rei Alcino e que depois de o reconhecerem levariam-no numa embarcação de volta a Ítaca. De volta a casa, Ulisses fez muitas coisas que o leitor terá que ler a obra para descobrir o final.

Autor(a):

Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres de Melo e Castro é uma das mais reconhecidas escritoras, jornalistas e professoras portuguesas. Nascida em 8 de setembro de 1902, Maria Alberta Menéres destacou-se dos outros escritores devido em 1986 ter recebido um Prémio Calouste Gulbenkian onde foi premiada a sua literatura Infanto-juvenil onde este livro se encontra incluído. Além da sua vasta literatura para crianças e jovens, a escritora também contém uma grande literatura em prosa como "A Palavra Impercetível" e "Intervalo". A 8 de Julho de 2010 foi agraciada com o grau de Comendadora da Ordem do Mérito.


Análise Crítica:

A obra em questão é pequena(70 páginas) e de fácil leitura mas em apenas 70 páginas a escritora Maria Alberta Menéres consegue fazer os leitores imaginarem as aventuras de Ulisses e levarem lições de moral consigo. Na minha opinião não apresenta quaisquer pontos fracos pois o texto encontra-se muito bem redigido e pensado. É de destacar a forma com a escritora consegue resumir e ajudar na compreensão das crianças para entenderem mais tarde a poesia épica de Homero cujo nome é "Odisseia". A obra contém um final integrante o que cativa muito os leitores. A obra também inclui a mitologia grega tal e qual como na epopeia de Homero que na altura eram criadas para explicar fenómenos com que as pessoas viviam sem terem qualquer explicação. Devido a estes factos referidos anteriormente eu gostei muito desta obra e recomendo a qualquer um a leitura.


Trabalho elaborado por:


  • Sérgio Pinto 9ºA nº18







Sem comentários:

Enviar um comentário