quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Recensão do livro "Os filhos da droga"
 
 
Laura Atafona nº10 9ºC
 
Ficha Técnica:
Título: Os filhos da droga
Autoria: Christiane F.
Tradução: Rui Pires Cabral
Editora: Bizâncio
Editado em: Maio de 2011, Lisboa
 
 
Breve resumo
Christiane Vera Felscherinou é a autora deste conto mas não só, é também a personagem principal que nos conta um pouco da sua adolescência.
Christiane morava com os seus pais e a sua irmã e certa altura mudaram-se para Berlim, foi aí que tudo começou. Nessa altura o pai da autora começou a bater às filhas e á mulher provocando o divórcio entre o casal e levando à separação das duas irmãs. Enquanto a irmã de Christiane preferiu ficar com o seu pai e a amante, Christiane preferiu ficar com a sua mãe.
Com todas estas mudanças na sua vida Christiane, aos poucos, experimentou tabaco e álcool e posteriormente drogas como Haxixe, LSD, Valium e Mandrix que obtinha numa suposta casa onde os jovens prestavam culto e rezavam mas que na verdade era onde se drogavam.
Mais tarde Christiane e Detlef, o seu namorado, experimentaram heroína. De tal forma viciados, partiram para o mundo da prostituição para sustentarem o seu vício. Os dois jovens foram presos várias vezes por posse e tráfico de droga.
Com a ajuda da mãe de Christiane fizeram inúmeras desintoxicações em variadas clinicas mas em vão. Cansada de ver a filha naquela situação decide mandá-la para casa da avó, um lugar tranquilo e longe da droga, tendo sido o melhor pois foi lá que se desintoxicou.
 
 
Análise crítica
Christiane F. mudou-se para Berlim com os pais e com a irmã mais nova. Foi no bairro de Groppiusstadt que a mesma começou a envolver-se com as drogas ao frequentar o Grupo de Jovens. Com 48anos de idade lançou um novo livro "Christiane F.-Mein Zweites Leben" ("Christiane F.-A vida apesar de tudo") onde conta a sequência da sua vida.
O livro "Os filhos da droga" não foi o último que li mas foi aquele que mais me marcou pela positiva.
Neste texto Christiane conta-nos o seu caminho doloroso, perverso e sofredor talvez de mais mas é a pura realidade e todos necessitamos de ter noção disso para que não caiamos nos mesmos erros.
Este livro fala-nos das drogas, do álcool e do tabaco que, como sabemos e infelizmente, está muito presente na vida dos jovens hoje em dia. Deste modo, aconselho a leitura do mesmo aos meus colegas e a qualquer pessoa pois todos estamos sujeitos a fracassar, e apesar de bem alertados para estes temas, termos conhecimento da experiência de vida de Christiane é uma mais valia.
Louvo a coragem de Christiane F. ao publicar a sua adolescência, que não foi um mar de rosas, a estar disposta a ouvir as criticas dos leitores porque estamos a falar da sua vida pessoal e não de algo que ela imaginou e transcreveu para o papel. Admiro também o facto de ela ter percorrido as ruas da miséria e, mesmo assim, ter dado a volta por cima e terminar a sua história da adolescência livre das drogas.
"Pelas mais diversas circunstâncias que te abalam, luta por uma vida melhor! Não desistas!" é esta a mensagem que retiro deste texto.  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário