domingo, 25 de janeiro de 2015

Recensão da obra “A Abóbada”

 Recensão do livro “A Abóbada”







 Luís Diogo, 9ºA, Nº09




Ficha técnica:
Título: A Abóbada
Autor: Alexandre Herculano
Ilustrações: Ângela Vieira
Coleção: Educação Literária
Editora: ©Porto Editora
Editado em: Porto, 2014
Nota: A Abóbada foi inicialmente publicada em 1839 no periódico O Panorama,em 1851, passa a compor a coletânea Lendas e Narrativas. A presente edição segue a versão revista da 2ª edição, de 1858.
Copiado da obra




Sinopse:
A História da construção da segunda abóbada do Mosteiro da Batalha, planificada pelo arquiteto português Afonso Domingues após ter projetado e construído a primeira abóbada do mosteiro. Infelizmente, após ter planificado a segunda abóbada, Afonso Domingues ficou cego, acabando o rei D. João I por contratar um arquiteto irlandês, mestre Ouguet, para construir a abóbada. O mestre irlandês, modifica um pouco o projeto do arquiteto português,depois de construída a abóbada, D. João I foi ao mosteiro para ver o resoltado final e inesperadamente a abóbada desabou e tanto o rei como os seus súbditos tiveram que optar por uma outra estratégia para reconstruir a abóbada, qual terá sido? Será que a estrágia resoltou?




Análise crítica:
Uma obra curta mas intensa, recomendada para os alunos do 8º e 11º ano e marcado como meta curricular para o ensino básico e secundário, apesar de ter uma linguagem antiga, que dificulta a compreensão das partes iniciais dos capítulos sempre marcadas por momentos de descrição.
Escrito por Alexandre Herculano para dar a conhecer um pouco mais da história de Portugal, mas de uma forma menos cansativa que apenas relatar, Alexandre Herculano transforma factos aparente simples em romances grandiosos.
Esta obra transmite valores de humildade, honestidade, persistência, orgulho e que nem sempre uma deficiência está ligada a uma incapacidade total. Uma história narrada nos inícios do século X, uma época antiga marcada pela pobreza, religião e guerras.

Sem comentários:

Enviar um comentário