sábado, 31 de janeiro de 2015

Recensão crítica do livro ”Capitães da Areia”














 


                                                                                        Júlio Freire  
Ficha Técnica:
Título:  Capitães da Areia 
Autoria:  Jorge Amado
Ilustrações:  Rui Belo
Editora:  Leya, SA
Editado em:  Julho 2011

Breve resumo:
Neste livro encontramos uma história sobre um grupo de jovens abandonados que vivem de pequenos furtos na cidade de Salvador. A este grupo de crianças chamavam Capitães da areia. O líder do grupo é Pedro Bala que é conhecido pela grande cicatriz que tem na cara.
O livro fala-nos da história deste grupo e de cada uma das personagens em individual, sendo algumas dessas personagens: Gato, Dora, Sem-Pernas, Pirulito, Professor, entre outros…
Certo dia parte dos membros do grupo foram apanhados a furtar mas apenas Pedro Bala e Dora foram culpados pelo assalto. Como consequência Dora foi para um orfanato e Pedro Bala para uma solitária. Embora tenham conseguido salvar Pedro, Dora acabou por morrer doente. Isto mudou o rumo de cada uma das personagens, tendo acabado separadas e em sítios diferentes.

Análise crítica:

Jorge Amado nasceu a 10 de agosto de 1912 no distrito de Ferradas. Fez os estudos universitários na Faculdade de Direito no Rio de Janeiro. Passou pela política tendo passado pela Assembleia Nacional Constituinte onde foi deputado. Mais tarde acabou como exilado político em França. Assim que voltou para o Brasil dedicou-se por completo à Literatura. Faleceu em 2001.

O livro Capitães da Areia fala de jovens abandonados  e das suas consequências : violência e criminalidade. Por isso acho que o livro é importante para alertar as pessoas deste problema que ainda é comum. É um livro fácil de ler apesar de não ter ilustrações. Gostei também do livro pelo facto de ter a mesma idade que as personagens.

Recomendo o livro a toda a gente que goste de ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário