sábado, 31 de janeiro de 2015


Recensão  crítica do livro " A lua de Joana " de Maria Gonzalez 

André Gomes Nº2 9ºA


Ficha técnica:

Título: A Lua de Joana
Autoria: Maria Teresa Maia Gonzalez
Ilustração: Cristina Malaquis 
Publicação: Outubro de 1994
Editora: Editorial verbo
Classificação:

Breve resumo

Impressionante, tocante e uma realista história, retrata a vida de Joana, uma adolescente que perdeu a melhor amiga (Marta) por overdose. Sentindo a sua falta, Joana começa a escrever-lhe cartas a contar-lhe o seu dia-a-dia, usando-as como uma espécie de diário, que lhe dá uma sensação de proximidade de Marta.
Joana, numa espécie de tentativa de mudar, pinta o quarto de branco, pendurando um baloiço em forma de lua, à qual muda a posição conforme o seu humor. Sentido-se incompreendida pela família ( a mãe que passa horas na loja onde trabalha, o irmão difícil, o pai ausente)e pelos colegas, comete alguns erros e algumas mudanças, acabando por se apaixonar  pelo irmão de Marta e envolvendo-se com ele. 
No livro, aparecem as cartas, do retrato da vida desta adolescente só, que conforme vai entrando em decadência,  vai alterando o branco do quarto, tornando-se mais colorido (mas não de uma forma boa). 
Termina com o pai  dela, a acabar de ler aqueles "relatos", sentindo-se impotente por não ter estado lá para ela, por não ter percebido nada...e por não ter conseguido evitar que, tal como Marta, Joana morresse por overdose.

Autora 




Nascida a 17 de Junho de 1958 em Coimbra é uma famosa escritora portuguesa. Licenciada  em línguas e literaturas modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora de língua portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular. Tem vários livros editados, nomeadamente, Gaspar & Mariana, A Fonte dos Segredos, O Guarda da Praia, A Lua de Joana ( O seu maior sucesso )
É autora da colecção Profissão: Adolescente, da qual, com 26 títulos publicados, já foram vendidos mais de 300.000 exemplares

Análise Crítica


É uma obra com uma escrita simples e acessível, que conta a história de Joana através das suas cartas à amiga Marta que faleceu devido a uma overdose e da qual ela sente saudades.
Este livro aborda vários problemas que estão presentes no dia-a-dia dos jovens tais como a droga e solidão. Não é com o passar dos anos que podemos dizer que as pessoas estão mais informadas, inclusive os próprios jovens o que leva a que estejam mais atentos e não se envolvam no mundo das drogas. Gostei e recomendo leitura deste livro!



Sem comentários:

Enviar um comentário